13 de mar. de 2013

Quem não gosta de mim, quem não gosta de você?


Estou fazendo um estudo sobre percepção para uma monografia  e fiquei surpreso com aquilo que estou descobrindo, pois há uma realidade até então desconhecida por mim, mas para a qual  fui despertado  e me proporcionou  a formulação das seguintes perguntas: "Por que pessoas não gostam umas das outras? Por que pessoas não gostam de mim e de você? Já parou para pensar nisto?


No livro Psicologia Geral (Ed. Vozes) os autores afirmam que três fatores influenciam a percepção, isto é, a maneira como percebemos e somos percebidos, os quais são:

  •  Aspecto cognitivo: formado por pensamentos e crenças a respeito do objeto (pessoa ou coisa);
  •  Aspecto afetivo: sentimentos de atração ou repulsão em relação ao objeto (pessoa ou coisa);
  •  Aspecto comportamental: tendência de reação em relação ao objeto (pessoa ou coisa);

A partir desta descoberta  obteremos respostas para perguntas que até então ficavam em aberto, tais como: “por que fulano não gosta de mim, me exclui, me rejeita ou me traiu? Mas também formularemos novas perguntas tais como :”Por que  não gostamos de certas pessoas, instituições, produtos, etc.?” Será  que nosso comportamento tem como  base  argumentos verdadeiros ou em falácias(argumentos falsos que nos são apresentados como verdadeiros)? Não estamos assimilando ideias de pessoas mal intencionadas a respeito de outras? Não estaremos sendo manipulados pela mídia,  por amigos,  familiares ou um fakes ("perfis falsos na internet")?
Analisando estas possibilidade passei  a entender muitas situações que já vivi e cheguei a algumas conclusões. QUEM NÃO GOSTA DE MIM?
  •     Pessoas que se sentem ameaçadas por mim e pensam que posso conseguir o que elas tanto desejam, ou possuem;
  •      Pessoas que me veem como um impecílio  para suas  conquistas (lícitas ou ilícitas);
  •      Pessoas que estão fazendo coisas erradas  e  não querem ser descobertas;
  •      Pessoas que apoiam quem está fazendo coisas erradas e não querem  que eu descubra;
  •      Pessoas que por não me conhecerem de perto , foram  influenciadas  por palavras ou atitudes maliciosas de terceiros e não tem a capacidade de fazer uma análise crítica, ou conferir  se as informações correspondem aos fatos, verificando a idoneidade daquele que me critica;
  •      Pessoas inexperientes que não convivem comigo;
  •      Pessoas que tem inveja.

De posse destas respostas obtidas fiquei mais aliviado, e até satisfeito em  não ser aceito por alguns e até perseguido  por outros,  pois isto revela  que sou diferente, graças a Deus.
As vezes pedimos a Deus para nos mudar, nos santificar, nos consagrar e esquecemos que parte do preço por estas decisões pode ser o da perseguição, das calúnias, da traição, do isolamento, etc. Antes só, do que mal acompanhado. Observe  a Bíblia e verá que todos aqueles que quiseram  viver piedosamente foram  perseguidos, entre eles estão Abel, Daniel, Jeremias,..., Jesus. “ Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:12 RA)
Disse Jesus:Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.  Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mateus 5:11-12 RA)  
Para mim foi muito bom descobrir estas verdades  e para você? Que tal fazer uma análise dos motivos pelos quais algumas pessoas não te aceitam, não gostam de você e até tentam prejudicá-lo? QUEM NÃO GOSTA DE VOCÊ?
Lembre-se: Nem Jesus foi aceito, querido e acolhido por todos. Se ao Mestre chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus conservos?(paráfrase, Mt 10:25). Que Deus nos ajude a continuar não sendo bem quistos por aqueles que estão pactuados com o erro, o pecado e o mal.


“A melhor forma de desligar-se  das  pessoas  erradas  é  tornar-se  obcecado  por  fazer  as coisas certas. Quando sua obsessão é fazer a coisa certa, as pessoas erradas não o toleram”. (Mike Murdock)

 Pr. Almy Alves Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.