29 de mar. de 2013

Os cinco maiores eventos da história


                             Existem  cinco  eventos que precisam ser conhecidos por todos os homens e nós cristãos somos os responsáveis por anunciá-los. Os mesmos envolvem a história do grande amor de Deus que foi manifesto  pela pessoa de Jesus com o propósito de viabilizar  a salvação de todos aqueles que neles crerem. “ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RA)

Estes eventos  devem  ser  celebrados  com  grande  intensidade, já que anunciam a possibilidade de salvação histórica de eterna  para todos os homens, tendo como origem a graça de Deus e sendo alcançados através da fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Os cinco eventos mais importantes da história da humanidade são: o nascimento de Jesus, Sua vida,  Sua morte , Sua ressurreição e o anúncio de Sua volta. Ao fazer  esta afirmação não quero  gerar, nem tão pouco alimentar, as discussões sobre o dia A ou B, como sendo ou não,  o dia específico desta ou daquela  celebração , pois entendo que esta polêmica  é  pouco relevante comparada  com a grandeza daquilo que os mesmos são e os desdobramentos  que podem resultar na vida daqueles que creem ou não creem.

O primeiro evento é o nascimento de Jesus: Se  o nascimento de Jesus  aconteceu  em outubro ou em dezembro não quero entrar no mérito, pois o importante é que Jesus nasceu. Deus se identificou com Sua criação, tomando-se homem, nascendo de mulher, para viabilizar a salvação: “ E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14 RA).

O segundo evento é a vida de Jesus: A maneira como Jesus viveu é o modelo a ser seguido e celebrado por todos os cristãos diariamente, mas,  normalmente este evento recebe uma maior celebração aos sábados e domingos. Jesus  comia, bebia, frequentava  festas, ia ao templo, conversava, descansava, ia a praia, trabalhava, etc.,   enfim, vivia a vida para a glória de Deus. Assim sendo,  celebrar este evento é estimular que vivamos para a glória de Deus todos os dias da semana. “ O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida ...,  o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” (1 João 1:1-3 RA)

O terceiro  evento é a morte de Jesus: Embora alguns debatam sobre o dia da morte de Jesus, entendo que isto não é o mais importante relacionado a este evento. Se morte de  Jesus  na cruz do calvário aconteceu na quarta, na quinta ou na sexta, entendo que esta polêmica é insignificante comparada com o fato Dele ter morrido por  nós pecadores, pagando o preço para  nossa salvação,  cancelando  assim o escrito de dívida que pesava contra nós. Celebrar este evento é crer na salvação graças à morte substituva de Jesus, pois o mesmo morreu  para que pudéssemos viver . “ E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;” (Colossenses 2:13,14 RA)

O quarto evento  é a ressurreição de Jesus. Aleluia, a morte foi vencida, o  inimigo foi derrotado, é possível ter vida eterna. Celebrar a ressurreição é celebrar a vitória de Jesus sobre nosso maior inimigo  e nossa identificação com Ele. Se Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos. Não podemos esquecer disto, antes, devemos celebrá-la com todo nosso coração: “ Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (1 Coríntios 6:14 RA)

O quinto evento é a volta de Jesus. Não sabemos o dia nem a hora do retorno do Senhor, mas temos a certeza que isto acontecerá, logo devemos celebrar esta certeza e anuncia-la a todos . “ Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.” (Lucas 21:27 RA),“ Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.” (Lucas 12:40 RA),“ Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;” (Hebreus 10:37 RA)

Dentro destas perspectivas  devemos estudar, ensinar, celebrar estes cinco eventos (nascimento, vida,  morte e ressurreição e volta de Jesus), pois eles falam de vida eterna.

Valorizemos, desfrutemos e divulguemos os maiores eventos da história da humanidade: O NASCIMENTO, A VIDA,  A MORTE, A RESSURREIÇÃO E A VOLTA DE JESUS, NOSSO SENHOR E SALVADOR.

Glória a Deus!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.