10 de mar. de 2013

Não entre em briga dos outros a não ser para apartar



Na vida enfrentamos momentos difíceis e geradores de sofrimento, um deles é quando duas pessoas entram em conflito e somos tentados, ou levados, a nos envolver na situação. Caso não tenhamos cuidado, terminamos nos comprometendo  de maneira errada e prejudicando ainda mais a situação.
A Palavra de Deus nos orienta que:  “ Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem;” (1 Pedro 4:15). Esta orientação nos leva a entender que podemos sofrer indevidamente, pois, por não conhecermos a totalidade dos fatos que geraram a situação de descontentamento e atrito, podemos tomar decisões e emitir opiniões indevidas. Assim sendo,  devemos ter cuidado, pois podemos terminar  comprando uma briga que não é nossa ,e pior ainda, ficar com a pior parte, perdendo a chance de sermos usados por Deus.
O ideal em situações de conflito  é agirmos  como pacificadores, isto é, procurar  acalmar os ânimos, ouvir as partes envolvidas, lutar para ser imparcial  e contribuir para  que haja concertos e restauração. O Senhor Jesus nos diz que “ Bem-aventurados são os pacificadores, pois serão chamados filho de Deus (Mt 5)”.
Assumindo estas posturas,  contribuiremos para o Reino de Deus e para o bem das pessoas envolvidas no conflito. Ser imparcial é procurar ficar do lado da verdade e do que é certo, após ouvir as partes envolvidas. A Palavra de Deus nos orienta  que “ Não é bom ser parcial com o perverso, para torcer o direito contra os justos.” (Provérbios 18:5 RA) e também a promover a paz,  pois está escrito que “ Há fraude no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz.” (Provérbios 12:20 RA). Sejamos imparciais e promovamos a paz, pois assim seremos chamados filhos de Deus.


“ Sendo o caminho dos homens agradável ao SENHOR, este reconcilia com eles os seus inimigos.” (Provérbios 16:7 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.