2 de mar. de 2013

Mandamentos recíprocos


    

                  Existem  mandamentos na Bíblia destinados a nos orientar em relação ao convívio com o próximo. Através deles, o Senhor nos mostra como devemos lidar com as diferenças, as necessidades, os sentimentos  e  as experiências nossas e dos outros. Vejamos alguns destes mandamentos e busquemos aplicá-los ao nosso dia-a-dia:


·      Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;” (Colossenses 3:13).
Ø  A primeira orientação deste versículo nos  leva  a dar suporte aos outros, algo semelhante àquilo que as estacas colocadas para segurar uma laje fazem, até que a mesma fique sólida. Assim, suportar não é aguentar, e sim, ajudar, oferecer apoio. A segunda orientação do versículo  nos leva a dar uma nova chance a quem deseja mudar de vida, rever as atitudes e ser alguém de confiança, isto,através do perdão. Sem perdão não há restauração, não há como conviver. Vale ressaltar que o perdão é aplicado a quem se arrepende e deseja mundar de mentalidade e de comportamento.

           ·      Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” (Rom 12:15).
Ø  Neste mandamento somos orientados a nos solidarizar  com os outros,  participar  e  deixar que os outros participem, das experiências  que estão sendo vivenciadas, quer sejam positivas e promotoras de alegria, quer sejam  difíceis e promotoras de tristeza;

           ·      Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” (1 Pe 2:17).
Ø  Este mandamento nos leva a valorizar e reconhecer os méritos dos outros. O apóstolo Paulo nos orienta a não dever nada a ninguém: “ A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13:8 RA).Logo podemos entender que honrar a todos é tratar cada um com respeito, consideração e reconhecimento;

·      “ Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” (1 Pedro 1:22).
Ø  Amar de forma não fingida e de coração  é  ter mais do que palavras e sentimentos, é agir de maneira diferenciada,  manifestando  paciência, benignidade, não arder em ciúmes, não se achar melhor do que o outro, não proceder de maneira inconveniente, pensar nos direitos e vontades do próximo, e não apenas nos nossos  (1 Coríntios 13:4-5).

·      Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” (1 Ts 5:11)
Ø  Este mandamento  nos remete a consolar aqueles que estão passando por momentos difíceis e de sofrimento, assim como receber consolo quando necessário. No segundo momento, o versículo  nos estimula  a  investir  na vida dos outros e a receber investimento, de forma que todos possam crescer e desenvolver suas potencialidades.

·       “ Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz;” (Zacarias 8:16)
Ø  Como sabemos,   a mentira é algo proveniente do diabo (João 8:44), e é capaz de  destruir  a confiança, o respeito, a consideração, o convívio saudável. Como cristãos,  somos orientados a falar  a  verdade uns com os outros, pois este procedimento fortalece vínculos, gera respeito , credibilidade e consequentemente fortalece os relacionamentos.

·      Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16)
Ø  Embora a confissão de pecados a uma outra pessoa não seja uma prática comum entre os cristãos evangélicos, a Bíblia nos recomenda ter alguém para confessarmos nossos pecados e recebermos ajuda espiritual através da oração, assim como,  nos estimula a oferecer as outras pessoas esta possibilidade, tudo isto, com  o  objetivo de receber e oferecer cura, tanto para doenças espirituais, quanto psicossomáticas.

Através destes mandamentos, podemos perceber que não dá para viver uma vida cristã de forma isolada. É bem verdade que corremos o risco de sofrer decepções, mas estas experiências negativas não devem nos levar ao isolamento, nem ao descrédito em relação às pessoas, pois existem pessoas dignas de confiança e capazes de honrarem relacionamentos.

MAS NEM TUDO SÃO FORES. No próximo estudo veremos que a Bíblia nos orienta ter cuidado com certos tipos de pessoas  e  até evitar nos relacionarmos com elas. Até breve, se Deus quiser e estivermos vivos.

 Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.