5 de mar. de 2013

“Liberdade e libertinagem, quais as diferenças?


Vamos começar esta reflexão procurando responder, para nós mesmos, algumas perguntas sobre liberdade:
a)      O que é liberdade?
b)      Qual a diferença entre liberdade e libertinagem?
c)      Seria possível a verdadeira liberdade?
d)      Liberdade é ausência de limites?
e)      Onde a minha liberdade começa  e  termina?
f)       Liberdade é um dom ou uma conquista?
g)      Posso contribuir para ter, manter e ampliar minha liberdade?
h)      Como posso comprometer minha liberdade?
i)        Quem nunca perdeu a liberdade que tinha?
j)        Você se sente livre?


Todas as perguntas acima  tem como objetivo nos levar a pensar sobre este tema tão presente na história de pessoas (eu e você) e  povos. Implicitamente podemos entender que se desejamos ser livres é por que algo  nos  prende, embora  nem sempre saibamos o que é.
Segundo o dicionário de significados.com.br, liberdade é o “direito de ir e vir, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém”.Assim, podemos perceber que ser livre não significa ignorar as regras, os limites e os padrões estabelecidos. Ser  livre é saber viver de maneira responsável, é saber usufruir dos direitos , sem invadir o direito do outro , é cumprir os deveres, pensando não apenas em nós, mas também naqueles que conosco convivem.
No que se refere à libertinagem poderíamos dizer que a mesma ocorre quando fazemos  mau  uso da liberdade, extrapolamos os direitos e/ou  negligenciamos os  nossos deveres, gerando prejuízos  a  nós  mesmo, ou  a  outros. Quantas não são as pessoas que estavam em busca da liberdade ou dela desejavam usufruir, mas por se excederem em seus comportamentos praticaram libertinagens e hoje estão aprisionadas a situações totalmente contrárias aquilo que  era  desejado.  Excessos,  negligencias, desonra, invasão dos espaços alheios, uso de drogas(lícitas ou ilícitas),  manutenção de lembranças negativas, e o pecado, são alguns dos fatores que nos levam a perder a liberdade, mas de todos estes o pior é o pecado,  já que nos mantêm longe de Deus, dos Seus propósitos  e de Suas bênçãos, nos distancia das pessoas,  estraga relacionamentos e inviabiliza a concretização de sonhos.
Precisamos entender que a liberdade  é um dom, mas também é uma conquista. Se por um lado recebemos a liberdade como graça de Deus, por outro precisamos mantê-la e desenvolvê-la. Para tanto,  é necessário  fazermos as escolhas certas  e desenvolvermos um padrão de vida que favoreça  a permanência desta condição privilegiada.

Será que somos livres, ou pensamos que somos?

Em breve falaremos sobre tipos de prisão, os cuidados que devemos ter  em relação a nossa liberdade, para que Jesus nos libertou e como Jesus pode nos ajudar a alcançar, manter e desenvolver o privilégio de sermos livres. Até breve, se Deus quiser!!
Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.