21 de mar. de 2013

Quando o diabo não vem, envia seus mensageiros


Como cristãos temos vários inimigos, um  porém é declarado e tem como objetivo  principal acabar conosco, com nossa família e com a Igreja,  o mesmo é chamado de  Satanás(adversário).  Enganador  experiente , sorrateiro e sagaz, vive a procura  de  alguém para tragar, diz a Palavra de Deus:“ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1 Pedro 5:8 RA). Por isso a Palavra de Deus também afirma:“ ...nem deis lugar ao diabo.” Efésios 4:27 RA).

Embora satanás seja especialista em destruir vidas, nem sempre consegue obter êxito devido a vida de santidade que levamos. Diante de circunstâncias assim, o mesmo muda de estratégia e utiliza conselheiros, CONSELHEIROS DA MORTE, CONSELHEIROS INFERNAIS.

Na Bíblia encontramos muitos exemplos conselheiros diabólicos que destruíram vidas, famílias, projetos, etc., (o interessante que eles saem  ilesos do processo, como se não tivessem nada haver com a situação criada).Existe um ditado popular que afirma: “quando o diabo não vem, manda seus conselheiros” e é exatamente isto que acontece.

Dentre os muitos exemplos bíblicos, destacarei três, os quais são Roboão, Amnon e Israel:

·         Roboão perdeu 10 das 12 tribos herdadas de seu pai Salomão, por ouvir conselheiros imaturos e imprudentes:  ...Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam...” (1 Reis 12:6-14 RA)

·         Amnon violentou a irmã Tamar por conselho de Jonadabe. Estragou a vida da irmã e terminou perdendo a própria vida: “ Tinha Absalão, filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era Tamar...Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; ...Depois, Amnom sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela que o amor que ele lhe votara...  Então, Tamar tomou cinza sobre a cabeça, rasgou a túnica talar de mangas compridas que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça e se foi andando e clamando.” (2 Samuel 13:1-19 RA)

·         Os israelitas pecaram contra Deus e provocaram Sua ira, por terem se envolvido com mulheres não tementes a Deus, aconselhadas  por Balaão(profeta mercenário). (“ Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR.” Números 31:16 RA)

Nestes três casos o diabo não veio, mas mandou seus mensageiros. Vale ressaltar que estes enviados eram pessoas amigas, próximas,atraentes, dignas de confiança daqueles que foram atingidos e até destruídos. Diante destas possibilidades e realidades tenhamos cuidado com todo conselho que nos aparta dos Conselhos de Deus. (“ Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros,  por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo,” Salmos 107:10-11 RA)

Para lidar com situações perigosas como estas façamos como Jesus, que ao discernir que o conselho de Pedro vinha do inferno,  imediatamente rejeitou o que ouviu e continuou  a  fazer a vontade de Deus.
“ E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.  Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.” (Mateus 16:22-23 RA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.