17 de mar. de 2013

A presença despercebida


                         

Embora pareça contraditório falar de presença despercebida, espero ter a capacidade de explicar o tema. Quando falamos de presença, automaticamente imaginamos o estar junto, o apresentar-se, o perceber-se, mas se refletirmos um pouco, percebermos que nem sempre percebemos o que está presente.
Quantas vezes eu e você nos assustamos ao sentirmos a presença de alguém que chegou sem que víssemos, algumas vezes  até chegamos a gritar e a ter taquicardia devido a surpresa. Diante desta experiência, até perguntamos: como você chegou sem que eu visse? faz muito tempo que você está aí? O que você viu e/ou ouviu?
Além das experiências presenciais despercebidas, vivemos hoje em um big brother, as câmeras estão espalhadas por todos os cantos e existem pessoas nos vendo sem que saibamos ou percebamos, sem falar nas demais tecnologias empregadas em GPS, em celulares, em tablets, etc., aparelhos estes que nos expõem a uma monitoração continua sem que nos demos conta de que somos vigiados. Em determinados momentos esta monitoração nos dá segurança, em outros tira nossa privacidade, mas pouco  podemos fazer contra ela, pois chegou para ficar.
Quem é pai ou mãe também  entende  a realidade da presença despercebida. Por vezes, pela madrugada,  cobrimos nossos filhos, damos alimentos, matamos muriçocas  e eles se quer percebem. Se pessoas  podem  chegar  sem serem percebidas  e  ver o que acontece conosco sem que atinemos para o que está acontecendo, imagine o Senhor?
A Bíblia nos fala da onipresença e onisciência de Deus como atributos exclusivos Dele. Teologicamente até fácil cremos nestes atributos, mas quando enfrentamos lutas, crises e dificuldades, por vezes nos sentimos sozinhos, abandonados, esquecidos e perguntamos: “Deus onde estás? Deus por que me desamparastes? Deus por que não respondes?”. Nestes momentos precisamos lembrar, ou que alguém nos lembre, que as vezes a presença de Deus é despercebida por nós, mas isto não significa que Ele esteja ausente, apenas  estamos incapacitados de discerni-lo. O Senhor não nos abandonou, não  esqueceu de nós, nem tão pouco  desconhece os fatos que nos envolvem, Ele está presente, cuidando de nós, providenciando o que precisamos e na hora certa, nossos olhos se abrirão e nos espantaremos  com  Sua presença  e  até gritaremos, não de medo, mas de gratidão, ALELUIA!!!
Lembremos que Jesus é  EMANUEL (Deus conosco).

Diz a Palavra de Deus:

“ Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;  se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,  ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.  Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,  até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.  Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.  Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;  os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.  Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!” (Salmos 139:8-17 RA)












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.